Topo

Mauro Cezar Pereira

Faltou o gol entre Corinthians e Santos, e não era apenas um detalhe

Mauro Cezar Pereira

10/03/2019 20h27

Clayson, o que mais dribou, quatro vezes; duela com Diego Pituca, o maior passador do clássico: 62 certos

Certa vez Carlos Alberto Parreira disse que o gol era um "detalhe" entre tantos numa peleja de futebol. Foi antes da Copa de 1994, da qual foi vencedor em uma final que terminou, o a 0, a primeira sem bola nas redes em toda a história dos Mundiais. Foi o que faltou no bem disputado Corinthians 0 x 0 Santos, em Itaquera. Duelo tático interessante entre Fábio Carille, treinador que constrói suas equipes a partir de solidez defensiva, e Jorge Sampaoli, técnico que monta times dinâmicos, que desejam a bola, marcam intensamente e buscam o gol. Estilos distintos em duelo franco.

Mostrando que suas preocupações com a retaguarda não significam entrar em campo apenas para não ser vazado, o comandante corintiano pôs pressão na saída de bola adversária e criou desconforto ao argentino. Dominou a peleja pela maior parte da etapa inicial e obrigou seu oponente a reagir. O que aconteceu no segundo tempo, com alterações após o intervalo — saiu Alison, entrou Cueva; e Jean Lucas cedeu lugar a Rodrygo. O time que não finalizara na direção certa fez Cássio trabalhar e os arremates do Corinthians caíram pela metade no segundo tempo.

O Santos teve mais posse de bola (60% a 40%), trocou mais passes certos (333 a 207), o Corinthians finalizou mais (12, sendo dois certos; contra 9, dois no alvo) e forçou o rival a rebater mais do que o dobro da média. O time de Sampaoli, que afastava o perigo despachando a bola para longe 22,5 vezes por peleja, desta vez chegou a incríveis 42. Acima da marca do Bragantino, equipe que mais usa o recurso no campeonato, 37 por aparição segundo o Footstats. O comportamento incomum dos santistas foi forçado pelas ações do Corinthians, uma das razões que fez do duelo muito disputado.

Ação e reação, golpe e contragolpe, veneno e antídoto. Foi uma disputa de estratégias, que mostrou ser, sim, possível partidas de futebol deixarem o viés monotemático que pauta a proposta (pobre) de tantos treinadores em atividade no Brasil. Uma das maiores carências do futebol no país é justamente a falta de diversidade, com muitas equipes jogando fechadas, à espera do erro adversário para chegar a um gol e se fechar. É mais fácil atuar trancado, dificultando o rival e esperando a oportunidade. Neste domingo, em Itaquera, os dois times, por caminhos distintos, procuraram jogar.

Como faltou o gol, e ele não é um mero detalhe, a partida não satisfez como poderia. Até porque se um dos times abrisse o placar, obviamente o outro seria obrigado a reagir, a responder mais fortemente. E o confronto seria mais interessante. De qualquer forma, Corinthians e Santos deram um (pequeno) passo na direção do que pode ser, adiante, algo mais frequente em gramados de terra brasilis: dois times de futebol tentando, com diferentes armas, ganhar o jogo, sem rejeitar a bola, sem se fechar por quase 90 minutos, sem medo de arriscar. Que assim seja.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.