Topo

Mauro Cezar Pereira

Só com craques se troca muitos passes? Veja como o seu time vem jogando

Mauro Cezar Pereira

20/02/2019 04h00

O Fluminense é o time com mais passes trocados nos campeonatos estaduais até agora, e único com média superior a 500 por partida, com marca próxima a dois gols por jogo. Treinada por Fernando Diniz, a equipe carioca está à frente do Grêmio, a que há mais tempo costuma valorizar esse fundamento (em geral desprezado) no futebol brasileiro. Os comandados de Renato Gaúcho Portaluppi têm o melhor ataque: 21 tentos, exatos três por partida. As estatísticas são do Footstats.

Embora muitos afirmem ser Fábio Carille um treinador adepto do time fechado que joga "sem bola", o Corinthians aparece em terceiro, mas com média inferior a um gol por peleja, seis em sete aparições no Paulistão. Já o Internacional de Odair Hellmann é o quarto em média de passes certos trocados, com oito gols, metade dos assinalados pelo Santos, o próximo do ranking. O time do argentino Jorge Sampaoli assinalou mais de dois gols por cotejo.


Em 2015, o Hibernian trocou 22 passes até Malonga marcar nos 3 a 0 sobre o
Dumbarton. Confira toda jogada no vídeo acima. Detalhe: naquela temporada
o time de Edimburgo estava na 2ª divisão. Só com craques se troca passes?

Marca próxima tem o Atlético, que balançou as redes 15 vezes e vem em seguida em número de passes trocados, à frente de Flamengo (dois gols por jogo) e Cruzeiro (13 no total). Na sequência aparecem São Paulo (marcou nove vezes) e Palmeiras, com média de um gol por partida. O campeão brasileiro troca menos 142,5 passes por aparição na comparação com o Fluminense. O Botafogo, com um gol por jogo, é o próximo na lista.

Campeão da Taça Guanabara, o Vasco é, entre os 12 times analisados, o que menos passes troca, com média de gols idêntica à do Cruzeiro (1,85). A equipe de Alberto Valentim teve apenas 176 na vitória sobre o Fluminense, domingo, no Maracanã, permanecendo com a posse de bola apenas em 28,5% do tempo de bola rolando. Até aqui o exemplo mais claro de propostas de jogo antagônicas apresentadas nos clássicos deste ano.

Passes trocados nos Estaduais
Fluminense 508,6 (7)
Grêmio 475,9 (7)
Corinthians 446,3 (7)
Internacional 409,4 (7)
Santos 441,7 (7)
Atlético 430,3 (7)
Flamengo 411,7 (6)
Cruzeiro 396,1 (7)
São Paulo 391,1 (7)
Palmeiras 366,1 (7)
Botafogo 360,4 (5)
Vasco 328,4 (7)
* média por jogo; entre parênteses a quantidade de partidas
Fonte: Footstats.

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.