Topo

Mauro Cezar Pereira

Em 3 jogos, Corinthians tem problemas, mas mostra mudança radical em 2020

Mauro Cezar Pereira

31/01/2020 16h12

Tiago Nunes: mudança imediata de estilo – Foto: Divulgação/Daniel Augusto Jr/SCCP

São apenas três jogos, os 4 a 1 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto em Itaquera, o 1 a 1 com o Mirassol e a derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, os dois últimos no interior do Estado. Mas esse trio de partidas já bastou para mostrar uma expressiva mudança na forma de jogar do Corinthians com Tiago Nunes, em relação ao que se via em 2019, ainda com Fábio Carille no comando técnico. A transformação radical está em pleno curso.

Pelas estatísticas do SofaScore, a posse de bola que era, em média, de 51,2%, saltou para 65%, ou seja, mais de 11 pontos percentuais e o time é o líder do quesito no torneio estadual. Os corintianos também estão finalizado mais (2º do raking) nesse início de trabalho do novo treinador, são, 13,7 arremates em média, contra 9,40 de 2019. Nos passes certos por peleja o salto é ainda maior, de 360 para 516 (1º).

Outra mudança significativa apresentada sob a batuta de Tiago Nunes é o crescimento do número de chances de gol criadas. Eram 1,36 por partida com Carille e agora chegam a 4,60 por compromisso do Corinthians, equipe que está no topo neste item. Claro que há problemas, o trabalho ainda está começando e o reflexo disso se viu, por exemplo, em falhas na saída de bola que geraram os gols da Ponte Preta.

A ver, adiante, após a disputa de mais jogos, como esses números irão se estabilizar. A mudança inicial é evidente e uma transformação tão grande obviamente cobra um pedágio, pela falta de conjunto e costuma dos atletas com a nova proposta de jogo. O desafio é conciliar tais avanços a resultados, fundamentais para um time que já na quarta-feira estreia na Libertadores, fora de casa, contra o Guaraní do Paraguai, que o eliminou em 2015.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.