Topo

Mauro Cezar Pereira

Flamengo segue em silêncio e há quem tente justificar uma demissão política

Mauro Cezar Pereira

07/01/2020 19h56

Gustavo, BAP e Landim festejam em Lima próximos a Braz: sem sintonia

A demissão de Paulo Pelaipe do Flamengo foi política. Ao não renovar o contrato do gerente de futebol, o atingido foi o vice de futebol, Marcos Braz. Em off, dirigentes próximos a Rodolfo Landim asseguram: quem contrata ou demite no clube é o presidente, atribuindo a ele a decisão.

Contudo, mais de 24 horas depois o mandatário rubro-negro não se manifestou a respeito, apesar da enorme repercussão. Pode parecer exagero tanto barulho pela saída de um gerente, mas ela é a tal ponta do iceberg, e a torcida teme que a "Guerra Fria" em curso atrapalhe o time após um 2019 dos sonhos.

Seria mais do que natural que os dirigentes do Flamengo, homens experientes como executivos que são, fossem a público dar sua versão ao torcedor. Até para tentar acalmar ânimos. Mas a voz oficial chega enviesada, por meio de um espaço na imprensa ou outro, na tentativa de convencer alguém de que a saída (política) de Pelaipe tem justificativa técnica. Quem acredita?

Às 12h33 o blog entrou em contato por mensagem de texto com o vice de comunicação e marketing, Gustavo Oliveira. A pergunta: "O Flamengo vai se manifestar sobre a demissão de Paulo Pelaipe?". Às 18h59 veio a resposta. "O Marcos (Braz) falou a respeito". Novo questionamento: "Não foi ele quem decidiu pela saída do profissional, gostaria de saber se o Flamengo justificará para sua torcida tal decisão". Ainda não houve retorno.

De fato, o vice de futebol e o diretor executivo Bruno Spindel conversaram com repórteres no CT à tarde. Mas eles não demitiram Pelaipe, pelo contrário, disseram que gostariam de sua permanência. Ora, não cabe prioritariamente à dupla dizer algo a respeito ao torcedor.

Já o grupo de WhatsApp dos vice-presidentes passou a segunda e também a terça-feira em constrangedor silêncio. Como Landim e a comunicação do Flamengo, sem falar nos integrantes do chamado "conselhinho" do futebol, Dekko Roisman, Diogo Lemos e Fábio Palmer. Parece aquela brincadeira de criança na qual todos devem ficar mudos e quem fala primeiro perde.

Executivos sabem que, em momentos de crise numa empresa, dar explicações aos acionistas é fundamental. Pois os acionistas do Flamengo são seus milhões de torcedores. Ou nesse momento em que uma engrenagem que está funcionando é alterada de forma abrupta alguém acha que eles não merecem explicações?

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.