Cruzeiro perdeu, de cara, R$ 11 milhões ao ser rebaixado
O rebaixamento do Cruzeiro à segunda divisão do futebol brasileiro provoca prejuízo de diferentes maneiras. Receita menor em 2020, despesas elevadas devido ao elenco caro e cada vez menos compatível com a situação do clube, grandes dívidas acumuladas nos últimos anos etc.
Mas não é só. De imediato o mais novo rebaixado do futebol nacional perdeu cerca de R$ 11 milhões em quota de TV por ter caído para a Série B. Cálculos do consultor César Grafietti mostram a receita de televisão do ano pela participação no Brasileirão somando R$ 75,5 milhões para os cofres celestes, dinheiro já utilizado.
Pelas estimativas de Grafietti, tal quantia se forma com R$ 36,4 milhões de Pay-per-view; R$ 22 milhões referentes à parcela do dinheiro dividido em partes iguais entre os 20 clubes da Série A; R$ 19,1 milhões pela transmissão na TV aberta e zero por desempenho. Se ficasse em 16º, o Cruzeiro não seria rebaixado e receberia mais R$ 11 milhões adicionais, então iria a R$ 88,5 milhões.
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