Topo

Mauro Cezar Pereira

Lições de um 4 a 4

Mauro Cezar Pereira

14/11/2019 13h45

Flamengo e Vasco empataram no Maracanã em 4 a 4 – Foto: Divulgação/CRF

O Flamengo aparentou esgotamento físico/mental na fraquíssima atuação diante do Vasco. Erros como o do terceiro gol vascaíno apenas comprovam a tese. Jorge Jesus terá que administrar o elenco a nove dias da final contra o River Plate, pela Copa Libertadores.

O Vasco jogou com nível de concentração e dedicação muito acima da média. Mas não de igual para igual, como disseram, tanto que trocou apenas 74 passes no segundo tempo. Foi uma ótima noite dos atletas e de seu técnico, Vanderlei Luxemburgo, este pela primeira etapa; mas não se pode esquecer que o time fez quatro gols no Flamengo, e também levou quatro!

O desgaste rubro-negro é compreensível, mas a postura até relaxada em alguns lances, não. Uma equipe que se destaca das demais não tem o direito a tamanha desconcentração, pois ao alcançar o protagonismo, obviamente vira o time a ser batido. Isso ficou claro últimos jogos.

Os elogios a Luxemburgo pela atuação do Vasco na quarta-feira são merecidos. Mas alguns setores da mídia apelam para o sensacionalismo da camaradagem, exagerando na dose e superestimando o que se viu. Pior: com enorme desfaçatez, ignoram os demais jogos do time no certame.

Jorge Jesus é vaidoso, obviamente está com o ego inflado pelo momento do time e tudo de bom que se diz sobre seu trabalho. Mas isso poderá ser uma armadilha perigosa. O português precisa estar atento nessa reta final de temporada, com duas taças possíveis e nenhuma conquistada até então.

O comportamento aguerrido, e corajoso, do Vasco contra o Flamengo mostrou que, embora o seu treinador tenha passado todo o campeonato dizendo que o objetivo era não cair, o time pode mais. Estabelecer metas mais baixas não é algo compatível com a história do clube.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.