Topo

Mauro Cezar Pereira

Mano Menezes parece ter razão ao sugerir comentaristas portugueses aqui

Mauro Cezar Pereira

05/11/2019 12h01

O técnico Mano Menezes no programa Bem Amigos, do Sportv – Reprodução

Mano Menezes deixou o Cruzeiro com a eliminação encaminhada na Copa do Brasil após perder em casa para o Internacional. Ele acumulou 10 derrotas, nove empates e uma vitória em seus 20 últimos jogos à frente do time mineiro. No período também foi despachado da Libertadores pelo River Plate.

Depois de sair fora com o elenco celeste condenado no mata-mata nacional, o treinador "caiu pra cima", contratado pelo Palmeiras, que tem dinheiro e ótimos jogadores. Já comandou o campeão nacional 14 vezes, com fraquíssimas atuações, como diante de Chapecoense, Avaí, Atlético, Santos e Ceará.

O técnico chegou ao Palestra Itália a três pontos do líder do Brasileiro e faltando 22 jogos para o final, ou seja, 66 pontos em disputa. Restando oito rodadas, 24 pontos em jogo, está oito atrás e já ficou com 10 de desvantagem, enquanto o Flamengo do português Jorge Jesus abria frente sobre ele.

Mesmo assim Mano é pouco questionado por muitos jornalistas, comentaristas inclusive. Obviamente os colegas que o elogiam e/ou não cobram mais futebol dos times que treina devem achar satisfatório o trabalho que faz. E também aceitável o que mostrou no Cruzeiro em 2019. Direito legítimo, óbvio.

"A gente tem mais do mesmo também todo dia nos comentários. Eu acho até que está na hora de vir alguns comentaristas portugueses para cá, para a gente dar uma qualificada nos nossos debates", disse na segunda-feira Mano Menezes, no programa Bem Amigos, do canal Sportv.

Mano Menezes parece ter razão, talvez precisemos mesmo de comentaristas portugueses por aqui. Na Europa, acostumados a futebol melhor do que mostram times comandados por treinadores como ele, provavelmente colegas de Portugal não elogiariam facilmente o que apresenta, tampouco ficariam calados diante da forma como o Palmeiras atual joga. Seria mais cobrado!

Isso qualificaria nossos debates, como o treinador propõe. Algo que falta na imprensa esportiva brasileira há tempos, com determinadas análises contaminadas por amizades e alguns ex-jogadores ou ex-técnicos microfonados, mas que não tiram o boleiro do corpo. Seguem defendendo os colegas, passando pano diante de um futebol de medíocre a fraco.

Mano Menezes disse algo inteligente. Parabéns!

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.