Topo

Mauro Cezar Pereira

Flamengo não deve cair de rendimento, mesmo que saia da Libertadores

Mauro Cezar Pereira

20/10/2019 23h34

Bruno Henrique comemora seu gol no Fla-Flu – Foto: Divulgação/Alexandre Vidal/CRF

A pergunta que não quer calar: o campeonato brasileiro acabou? Está decidido? A resposta padrão, e obviamente correta, é não. O Flamengo ampliou a vantagem sobre o Palmeiras para 10 pontos e chegou a 13 de diferença para o Santos. E se o time carioca for eliminado da Libertadores quarta-feira, quando receberá o Grêmio, no Maracanã?

Mesmo que isso aconteça, e não seria algo excepcional, o time carioca tem tamanha distância sobre seus mais próximos perseguidores, que seria preciso passar pelo menos quatro rodadas perdendo e os demais vencendo para que uma reviravolta acontecesse. Conclusão: mesmo uma eventual desclassificação da Libertadores não deve derrubar o líder.

A consistência do Flamengo é tal que, caso o Grêmio o elimine quarta-feira, o mais provável é que os rubro-negros não fiquem muito tempo de ressaca. Primeiro porque a Libertadores não ocupa papel de destaque, prioritário, na agenda de Jorge Jesus, que trabalha para erguer o troféu da Série A. E o adversário seguinte será o CSA, no Rio.

Evidentemente o time alagoano pode surpreender, afinal, é futebol, mas seria muito pior para o técnico português se o adversário seguinte fosse mais forte e fora de casa. Se avançar na Libertadores o Flamengo segue sua marcha em duas frentes. Se ficar pelo caminho, a trilha no Brasileirão não será a pior possível e haveria tempo para uma recuperação.

As chances de uma virada tão grande na classificação do campeonato dependem de uma reunião de fatores negativos no ambiente rubro-negro. E nem uma possível eliminação da Copa Libertadores parece ter impacto o bastante para isso. Seria preciso algo pior, e uma melhora acentuada dos que tentam, até aqui sem sucesso, seguir o ritmo de quem puxa a tabela.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.