Topo

Mauro Cezar Pereira

Flu vence o Bahia e os técnicos Marcão e Roger fazem gol contra o racismo

Mauro Cezar Pereira

12/10/2019 21h32

Roger Machado e Marcão se abraçam antes do jogo entre Fluminense e Bahia: #chegadepreconceito

Nos cinco últimos jogos o Fluminense não perdeu, venceu três, empatou dois, somou 11 pontos em 15 possíveis e se afastou da zona do rebaixamento. Apenas um desses pontos não teve Marcão como técnico, o do 1 a 1 diante do Santos, última aparição de Oswaldo de Oliveira.

Leia também: Fluminense vence Bahia por 2 a 0

O velho ídolo das Laranjeiras é um dos dois técnicos negros do Campeonato Brasileiro. O outro é Roger Machado, adversário do time carioca na rodada, comandando o Bahia. O encontro de treinadores dos dois tricolores marcou um importante momento na luta contra o racismo.

Os dois vestiram a camisa do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, responsável pela ação, com a hashtag #chegadepreconceito. Desde 2014, a organização monitora e divulga casos de racismo e no futebol brasileiro, além de promover ações como a deste sábado.

Em campo o Fluminense abriu 2 a 0 no primeiro tempo. Com duas substituições, Roger Machado mudou radicalmente o comportamento do Bahia, que passou a dominar a partida. Esbarrou em chances desperdiçadas e no goleiro Muriel.

Já Marcão melhorou o desempenho de seu time, como a tabela deixa claro (saiu da zona de rebaixamento para o 13° lugar), e não jogou fora o que herdou. Nos minutos finais, quando o Bahia pressionava para tentar roubar a bola perto da área, o time carioca saia jogando com calma e organização, como passou a fazer após a chegada de Fernando Diniz, hoje no São Paulo.

Ao final, três pontos para o Fluminense no campeonato e muitos outros para todos os que repelem o racismo. Em especial Roger e Marcão, personagens de seus times neste ano e especialmente no encontro de sábado no Maracanã.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.