Topo

Mauro Cezar Pereira

O vareio de Sampaoli em Mano e a diferença entre o discurso e a realidade

Mauro Cezar Pereira

09/10/2019 23h21

Gustavo Henrique festeja o primeiro gol do Santos na vitória sobre o Palmeiras – Foto: Divulgação/SFC

Vareio. No dicionário, substantivo masculino que é definido como "estado de perturbação mental no qual o indivíduo profere disparates, diz coisas sem nexo". Ou então "estado de delírio; alucinação, desvario". No futebol, quando um time leva um baile do adversário, ou seja, é amplamente superado.

Assim foi Santos 2 x 0 Palmeiras, um vareio de Jorge Sampaoli em Mano Menezes, o técnico da retranca ganhadora de Copas do Brasil no Cruzeiro, que chegou ao campeão brasileiro com certa rejeição pelo passado corintiano e ameaçava mudar. Sim, mudar de postura, desejar mais a bola, adotar outro estilo de jogo, antigo anseio de muitos palmeirenses, por sinal.

Não foi assim no empate com o desfalcado Atlético Mineiro, em crise, no domingo passado, na casa alviverde. Muito menos na visita à Vila Belmiro, onde o Santos se impôs com enorme autoridade. Duelo vencido amplamente pelo argentino, no placar e no confronto entre treinadores. Mais um sinal do quão atrasado anda o futebol, praticado em terra brasilis, por alguns, muitos talvez, dos de (quase) sempre.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.