Topo

Mauro Cezar Pereira

Lances de VAR nos jogos de Flamengo e Palmeiras: o que dizem ex-árbitros?

Mauro Cezar Pereira

06/10/2019 20h20

O blog ouviu quatro ex-árbitros para, contando com análises mais técnicas, formar opinião sobre o gol da vitória do Flamengo sobre a Chapecoense e o pênalti reivindicado pelo Atlético no empate com o Palmeiras. O tento rubro-negro foi validado e o empurrão de Felipe Melo em Ígor Rabelo não motivou consulta ao VAR. Vinícius Gonçalves Dias Araújo apitou o jogo dos rubro-negros. Como árbitro de vídeo, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, ambos de São Paulo. Os palmeirenses tiveram peleja apitada por Rafael Traci, de Santa Catarina, com Rodrigo Nunes de Sá, do Rio de Janeiro, no VAR.

Sobre o gol do Flamengo, nenhum dos quatro disse que o tento foi ilegal, três consideram correta a ação da arbitragem e um ficou no "muro", classificando a imagem abaixo, como inconclusiva. Um dos ex-apitadores ouvidos pelo blog lembrou o gol da virada do Crystal Palace sobre o West Ham, sábado, pela Premier League. Na ocasião, Ayew empurrou para as redes e o bandeirinha apontou impedimento. Com o uso do software do VAR, constataram os joelhos do atacante e de Filipe Anderson na mesma linha (abaixo).

Pontilhados mostram ombro de Bruno Henrique alinhado com tornozelo de Douglas

Na Premier League, joelhos alinhados, como os pontilhados mostram: gol – Imagens reprodução TV

A respeito do empurrão de Felipe Melo em Ígor Rabelo (abaixo), dois dos que foram ouvidos consideraram infração. Um deles até comparou o lance à falta de Gabigol em Kannemann, que resultou na anulação do gol de Everton Ribeiro, quarta-feira, em Grêmio 1 x 1 Flamengo pela Libertadores. Outro disse apenas que o VAR deveria chamar o árbitro e este ir ao monitor à beira do gramado. Apenas um dos quatro concordou com a decisão tomada, classificando a disputa como "contato de referência".

Felipe Melo empurra as costas de Ígor Rabelo – Reprodução TV

 

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.