Topo

Mauro Cezar Pereira

Corinthians vence, Vasco reclama, mas VAR acerta: impedimento pelo ombro

Mauro Cezar Pereira

29/09/2019 14h34

O primeiro tempo foi daqueles que faz o torcedor se arrepender por ter acordado cedo e se deslocado até o estádio. Um festival de falhas individuais, passes simples errados, viradas de jogo e lançamentos equivocados e uma preocupação de lado a lado: não perder. Foram assim os primeiros 45 minutos do fraquíssimo duelo Corinthians 1 x 0 Vasco, na ensolarada manhã de domingo, em Itaquera.

O gol de Ralf, aos 14 minutos do segundo tempo, após ótimo trabalho de pivô de Mauro Boselli, definiu o placar, reduzido por duas intervenções corretas do árbitro de vídeo, com a anulação dos gols de Werley e Jádson, um para cada lado. Os vascaínos reclamaram um pênalti no final da partida, mas Clayton conseguiu finalizar para a defesa de Cássio, independentemente de Fágner ter tocado no corpo do vascaíno.

O impedimento de Werley, com e sem a arte do VAR, e o de Son na Premier League – Reprodução

A arbitragem de Ricardo Marques Ribeiro foi confusa, com momentos de aparente indecisão. Tantas paralisações resultaram em 15 minutos de acréscimos, sete no primeiro tempo e oito no segundo, mais um pequeno extra concedido pelo apitador de Minas Gerais com a pressão final do Vasco. Mas nos lances capitais, acertou, mesmo que de maneira confusa, gerando queixas do lado carioca.

O gol anulado de Werley teve impedimento apontado pelo VAR. Mas o árbitro de vídeo compartilhou uma imagem que gera confusão. A exemplo do que ocorreu com o coreano Son, do Tottenham, na derrota para o Leicester, uma semana antes, o ombro do zagueiro vascaíno está na zona vermelha, mas a ilustração não é tão elucidativa como a disponibilizada pela Premier League. O blog confirmou com ex-árbitros a interpretação do lance e a comparação com o que aconteceu na Inglaterra.

Os dois times entraram para não perder, o Corinthians fez 1 a 0 e recuou. O Vasco só soltou o time com alterações ofensivas quando via a derrota se aproximar e o que seria o segundo tento do time da casa, marcado por Jádson, foi acertadamente anulado pelo impedimento de Mateus Vital na origem do lance, novamente com o VAR em ação. A demora e a indecisão do árbitro tornava as coisas piores.

O Corinthians volta a vencer, mas jogando mal, como admitiu o técnico Fábio Carille após a partida. Já o Vasco fecha seu "setembro negro", com quatro pontos em 15 possíveis, após cinco partidas no mês, com apenas uma vitória, um empate e três derrotas. O time tem um jogo a menos, contra o Atlético, em relação à maioria dos que disputam a Série A.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.