Topo

Mauro Cezar Pereira

Messi melhor do mundo: festa da Fifa é brega, manipuladora e previsível

Mauro Cezar Pereira

23/09/2019 17h59

Lionel Messi faturou seu sexto prêmio de melhor do mundo pela Fifa – Foto: Marco Bertorello/AFP

A breguice de uma festa do Oscar sem os astros do cinema, mas sim com os do futebol, que são bem mais eficientes de calção e chuteiras controlando a pelota. Assim é a premiação dos melhores do ano que a Fifa promove e consegue, inacreditavelmente, transformar no assunto do dia, da semana até.

Roteiro previsível, tudo muito igual, como os três que duelaram pelo título e o vencedor. Messi leva para casa o troféu pela sexta vez, tendo, para variar, Cristiano Ronaldo como um dos três finalistas e Van Dijk no papel de figurante/intruso da vez, como ocorrera com Neuer, Ribéry, Iniesta, Xavi…

A grande questão é que tal premiação vale para criar fatos simpáticos à Fifa, que manipula e seduz a tantos. E ao mesmo tempo não faz algo de concreto contra o racismo no futebol, por exemplo, e seus dirigentes seguem trafegando em meio a todo tipo de políticos, ditadores e afins.

E fico a imaginar quantos jogos vários integrantes do amplo colégio eleitoral viram atentamente antes de votar nesse troféu do ego.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.