Topo

Mauro Cezar Pereira

Cruzeiro mergulha na crise, mas time dava sinais de declínio ha tempos

Mauro Cezar Pereira

10/09/2019 00h34

Jogadores do Grêmio comemoram nos 4 a 1 sobre o Cruzeiro — Foto: Divulgação/João Guilherme/GFBPA

Bicampeão da Copa do Brasil e bicampeão mineiro, o Cruzeiro era o time mais elogiado no começo de 2019, quando, na Copa Libertadores, fazia segura campanha. Mas o grupo era dos mais fáceis e o time, aos poucos, mostrou que perdia seu fôlego.

A final estadual contra o Atlético, que, em crise, trocava de técnico, foi definida pela intervenção do VAR. Com reservas, a equipe perdeu na rodada derradeira da fase fase de grupos. O algoz na competição internacional foi o Emelec, clube equatoriano que adiante seria eliminado pelo Flamengo.

O time celeste escapou de perder para o Fluminense na Copa do Brasil, no Maracanã, quando foi pressionadíssimo. Dias depois, em reencontro no mesmo estádio, levou 4 a 1 em jogo pelo Campeonato Brasileiro, placar que o Internacional também aplicou.

No reencontro com os tricolores pelo mata-mata, sofreu empate no instante final e avançou nos pênaltis. Detalhe: o Fluminense tinha vários meninos em campo, até garotos de 16, 17 anos, quando chegou aos 2 a 2.

Derrotar rivais nos pênaltis vinha sendo comum para o Cruzeiro na Copa do Brasil. Foi assim que passou pelo Grêmio nas semifinais de 2017 e superou o Flamengo na decisão daquele ano. Também assim passou pelo Santos nas quartas-de-final em 2018.

Mas Fábio não pode salvar o time sempre. Assim, o River Plate eliminou o time mineiro, em disputa de penalidades, da Libertadores deste ano. Na Copa do Brasil nem aos pênaltis o Cruzeiro chegou, batido pelo Inter por 4 a 0 no placar agregado. Domingo foi a vez do Grêmio, que fez 4 a 1 pela Série A.

Em 2019 foram 21 vitórias cruzeirenses, 11 no campeonato mineiro – Reprodução FutDados

O Cruzeiro soma 21 vitórias em 2019. Contudo, 11 foram no campeonato mineiro, que representou apenas um terço dos 48 jogos até aqui disputados na temporada — clique aqui e confira os números completos no site FutDados.

O desastre administrativo vinha se desenhando há tempos e os balanços anuais o sinalizavam. E em campo o time fraquejava, mas poucos percebiam, distraídos pelos avanços nos torneios de mata-mata, mesmo que aos trancos e barrancos. Agora a verdade está clara, cristalina.

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.