Topo

Mauro Cezar Pereira

Sem Fernando Diniz, Flu se fecha e segura o Corinthians em Itaquera

Mauro Cezar Pereira

23/08/2019 00h23

Gabriel e Nenê no empate sem gols entre Corinthians e Fluminense – Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

No campeonato brasileiro o Fluminense é o líder do ranking de passes certos, com uma elevada média de 497,5 por jogo, segundo o Footstats. No empate sem gols com o Corinthians, em Itaquera, o time carioca não passou dos 308. Já os corintianos, que na Série A registram 361 por peleja, alcançaram 413 nesta partida pela Copa Sul-americana.

Esses números mostram de forma inquestionável que o time comandado até o domingo passado por Fernando Diniz deixou de lado sua maneira de atuar sob a batuta do técnico interino, Marcão. Mais cauteloso, fechado, protegendo sua área, a equipe tricolor adotou comportamento muito diferente daquele que vinha apresentando regularmente.

Essa estrategia emergencial do Fluminense ditou um ritmo bem diferente à partida, em comparação aquilo que se imaginava quando ficou definido tal confronto pelo torneio da Conmebol. Sem Diniz e em crise, na zona de rebaixamento após perder para o CSA no Maracanã, o time foi mais pragmático e menos agressivo. A equipe é a que mais finaliza no Brasileirão e nesta peleja chutou uma só vez na direção da meta de Cássio.

Os corintianos decepcionaram sua torcida, mais otimista após a vitória convincente sobre o Botafogo, sábado passado. Faltou uma circulação da bola mais eficiente, veloz diante de uma defesa mais fechada. Raras chances de gol e tentativa final com dois centroavantes, Boselli e Gustagol, que quase marcou nos minutos finais, de cabeça, naturalmente.

Na próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro, o empate com gols classificará o Corinthians e um 0 a 0 levará aos pênaltis. Isso significa que, diante de sua torcida, que adquiriu todos os 2,5 mil ingressos a ela disponibilizados em Itaquera, o Fluminense, já com Oswaldo de Oliveira deverá ser mais ofensivo. Talvez isso até seja melhor para o Corinthians de Fábio Carille.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

 

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.