Topo

Mauro Cezar Pereira

Grêmio, renovado e forte, Athletico, frágil como quase sempre fora de casa

Mauro Cezar Pereira

15/08/2019 01h02

Grêmio teve menos a bola, mas controle do Athletico foi ilusório – Foto: divulgação/Copa do Brasil/Staff Images

Posse de bola equilibrada diante do Grêmio em Porto Alegre é raro, difícil para qualquer adversário. O Athletico teve 51%, mas chutou duas vezes apenas na direção da meta tricolor. A falta de agressividade longe da Arena da Baixada segue como enorme problema para o Furacão, derrotado por 2 a 0 e em má situação nas semifinais da Copa do Brasil para a volta, em Curitiba.

A aparente segurança ao longo do jogo a partir de elevado tempo de posse da pelota deu a sensação de que os atleticanos tinham a partida sob controle. Mas o Grêmio foi incisivo, finalizou mais — 20 contra 10, sendo oito a dois nos arremates certos, segundo os números do Footstats. São 11 derrotas, duas vitórias e três empates por Libertadores, Recopa, Copa do Brasil e Série A.

As vitórias fora dos domínios do campeão da Copa Sul-americana foram, pelo Brasileiro, ante os reservas do Cruzeiro e diante do CSA. Contra Boca Juniors, na Libertadores, River Plate, pela Recopa, e agora diante do Grêmio, ao Athletico faltou a intensidade de outros compromissos. A exceção foi o empate com vitória nos pênaltis sobre o Flamengo.

Forte e seguro, o time gremista está renovado com os jovens e talentosos Matheus Henrique e Jean Pyerre, personagens vitais nos 2 a 0 da noite de quarta-feira em Porto Alegre. A disputa pela vaga segue aberta, principalmente poque a força do rubro-negro paranaense está em seu estádio, onde o confronto de volta acontecerá, depois dos confrontos válidos pelas quartas-de-final da Libertadores, entre Grêmio e Palmeiras.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.