Topo

Mauro Cezar Pereira

São Paulo, Flamengo e Galo vencem bem e se aproximam do líder

Mauro Cezar Pereira

10/08/2019 23h32

Alexandre Pato comemora gol nos 3 a 2 do São Paulo sobre o Santos – Foto: divulgação/ Rubens Chiri /SPFC

Foi um sábado importantíssimo para três times que lutam pelas primeiras colocações no Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, São Paulo, Flamengo e Atlético precisavam vencer para reduzir a distância em relação ao líder, Santos, batido no Morumbi pelos tricolores (3 a 2). Já sabendo da derrota santista, os rubro-negros superaram o Grêmio com time reserva e voltaram a ficar cinco pontos atrás do primeiro colocado. Fechando a noite, o Atlético se juntou aos flamenguistas ao ganhar do Fluminense.

Confira a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série A

No primeiro tempo a estratégia do São Paulo se baseou principalmente em pressão na saída de bola do Santos, que, quando conseguia superá-la, achava fartos espaços no campo ofensivo e criava boas situações, embora não finalizasse. Era melhor o time visitante, que abriu o placar no final da primeira etapa, em lance no qual absurdamente o árbitro Raphael Claus interrompeu a celebração do tento de Eduardo Sasha, em condição legal, como observou a auxiliar Neuza Back. Mais uma trapalhada na "Era" do VAR.

O time tricolor utilizou as bolas paradas e em jogadas aéreas virou o jogo em 11 minutos, gols de Pato e Reinaldo, batendo pênalti que surgiu após um escanteio. O terceiro gol fechou a série de erros grosseiros dos defensores santistas, com Pato se aproveitando da trapalhada de Aguilar. O Santos descontou em gol contra e o discutido atacante sairia aplaudido como herói de um clássico merecidamente vencido pelos são-paulinos graças ao que apresentaram no segundo tempo.

Willian Arão festeja o primeiro gol, marcado com passe de Arrascaeta – Foto: divulgação/Alexandre Vidal/CRF

O Flamengo esteve diante de um Grêmio repleto de reservas, mais preocupado com o duelo semifinal da Copa do Brasil, quarta-feira, diante do Athletico. Com isso, nada mais natural do que a imposição rubro-negra no Maracanã com quase 58 mil torcedores, mesmo depois da feia derrota do domingo anterior para o Bahia (3 a 0). A qualidade dos jogadores tem feito a diferença nos jogos do campeão carioca, como se viu ante o Botafogo, e não foi diferente nos 3 a 1 sobre os campeões gaúchos.

Arrascaeta deu passe sensacional para Willian Arão, com ótima atuação, abrir o placar. Depois o uruguaio desempatou no segundo tempo (Rafael Galhardo havia igualado a contagem batendo pênalti ainda na etapa inicial) após grande jogada de Bruno Henrique, que ao sair do papel de atacante de área para atuar pela esquerda, cresceu de rendimento depois do intervalo. Éverton Ribeiro deixou o banco para marcar o terceiro tento em bonito arremate. Destaque para Gérson, dono do meio-campo.

Cazares assinalou o primeiro gol do Atlético nos 2 a 1 sobre o Fluminense – Foto: divulgação/CAM

Em Belo Horizonte o Fluminense teve domínio em parte da primeira etapa e finalizava mais do que o Atlético, que assumiu o controle da partida e abriu o placar com Cazares. Após o intervalo, Ricardo Oliveira, que perdera chances desde o início da partida, desperdiçou mais uma. Na cobrança do tiro de meta, os tricolores saíram jogando, perderam a bola e o camisa nove voltou a marcar após longo jejum. Vitória importantíssima do Galo, que levou um gol de Nenê, nos minutos finais. Time tricolor corre risco de voltar à zona do rebaixamento no domingo.
 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.