Topo

Mauro Cezar Pereira

Cruzeiro de Mano perde 8º jogo em 16 e tem um chute no alvo em 203 minutos

Mauro Cezar Pereira

28/07/2019 12h44

São oito derrotas em 16 jogos, sete empates e somente uma vitória. O retrospecto do Cruzeiro é assustador, constrangedor, uma vergonha. Mano Menezes e sua estratégia ultra-defensiva conduziu o clube a títulos nos dois últimos anos, mas em 2019 mergulhou na mediocridade estratégica, não por acaso o clube mandou a bola na direção do gol adversário uma vez nos dois últimos compromissos, contra River Plate e Athletico.

Os rubro-negros, que raramente vencem fora de Curitiba, fizeram 2 a 0 no Mineirão e os cruzeirenses finalizara uma só vez no alvo, com Deivid, fraquinho, a nove minutos de partida. Nas duas vezes que o time paranaense arrematou na direção certa, fez seus gols. Antes o Cruzeiro finalizou na direção da meta adversária aos 22 minutos do segundo tempo no empate sem gols com o Bahia, que jogou com 10 homens desde os 43 minutos da primeira etapa, quando Arthur Caíke foi expulso.

O já distante chute, de longe, desferido por David que fez o goleiro Douglas, do tricolor baiano, trabalhar, aconteceu uma semana antes da oitava derrota celeste nesses 16 cotejos. Ok, o Cruzeiro jogou com um time repleto de reservas diante dos atleticanos, mas nem isso justifica tanto tempo sem sequer mandar a bola na direção do gol. Detalhe, mesmo com 10 apenas o Bahia fez o arqueiro celeste Rafael trabalhar em tiros de Lucca e Juninho.

Há cinco jogos sem fazer um gol, há nove sem vencer na Série A, o Cruzeiro na terça-feira não poderá se contentar com o empate para avançar na Libertadores. O time dirigido por Mano Menezes terá de vencer o River Plate em Belo Horizonte, nem que seja nos pênaltis. Resta saber qual será a estratégia do treinador. Fará sua equipe atacar, buscar pelo menos um tento, ou torcerá para que algum jogador do time argentino faça um generoso gol contra?

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.