Topo

Mauro Cezar Pereira

Entre elitização e rendas milionárias, uma chance para o pobre ver futebol

Mauro Cezar Pereira

21/06/2019 17h03

Falcão celebra brasileiro de 1979; André comemora gol do Gaúchão 1977 no Olímpico, ainda sem o anel superior

Em meio à onda de elitização no futebol brasileiro, que resultou no público pequeno em jogos da Copa América, inclusive com alguns torcedores gritando "Defense", como na NBA, em Brasil 3 x 0 Bolívia, no Rio Grande do Sul há quem tente abrir espaços para torcedores banidos pelo bolso. Um projeto de lei foi protocolado sob o nome "Futebol para Todos". A ideia: disponibilizar ingressos das partidas de futebol a preços populares para pessoas em situação de baixa renda no Rio Grande do Sul.

A autoria é do deputado Gaúcho da Geral (PSD), personagem conhecido da arquibancada do Grêmio e eleito parlamentar com mais de 43 mil votos. O texto propoõe cobrar no máximo 20% do valor cheio do ingresso mais barato disponibilizado ao público não sócio dos clubes de futebol.

Não é só. Por iniciativa de um grupo de torcedores do Internacional chamado O Povo do Clube, o Internacional oficializou, há dois anos, seu programa de sócio torcedor para pessoas de baixa renda. A aprovação, no Conselho Deliberativo, da modalidade Academia do Povo aconteceu em junho de 2017, no primeiro mandato do presidente Marcelo Medeiros.

Perto de 3 mil colorados já foram cadastrados. Eles assistem às partidas do Inter no Beira-Rio pagando mensalidade de R$ 10 e ingresso ao valor fixo de R$ 10 por partida. Pode se associar quem comprova renda de até dois salários mínimos, beneficiários de programas sociais e estudantes de escolas públicas. Em média comparecem aperoximadamente 800 sócios dessa modalidade por jogo.

Os estádios no Brasil raramente lotam, não apenas na Copa América. Existem alternativas, soluções, mas poucos fazem algo para mudar tal cenário. Parecem preferir uma cadeira vazia na arena de Copa do Mundo do que um torcedor sem dinheiro no bolso, ali, apoiando o seu time de coração.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.