Topo

Mauro Cezar Pereira

Neymar quer o Barcelona? Mas o Barça ainda o quer? Imprensa catalã endoida

Mauro Cezar Pereira

19/06/2019 18h12

As primeiras páginas de Mundo Deportivo e Sport na quarta-feira: Neymar é manchete óbvia

A primeira página do diário catalão Mundo Deportivo desta quarta-feira trouxe uma afirmação de Neymar, mesmo que sem confirmação do mesmo: "Eu não quero mais jogar aqui, quero voltar para minha casa, de onde nunca deveria ter saído", teria dito o jogador a pessoas do seu staff. O outro jornal esportivo da região, o Sport, sentencia que o vestiário (leia-se os demais jogadores) diz "sim" à volta do brasileiro. Se depender das manchetes, tudo resolvido!

Ambas as publicações são versões dos madrilenhos Marca e AS, voltados ao Real Madrid. Suas manchetes, invariavelmente, tratam dos dois maiores clube da capital, como as capas dos dois periódicos  sediados na Catalunha destacam o Barça. Forçadas de barra não são raras na imprensa espanhola voltada prioritariamente aos dois gigantes. Em suma, para Mundo Deportivo e Sport, alimentar a ideia da volta de Neymar é muito interessante.

Já a TV3, trouxe informações muito diferentes do que os impressos vêm apresentando. É a principal emissora da catalunha, seguindo a tradição espanhola dos canais públicos — como eram a TVE e a TV Cultura em seus melhores dias, só que com mais audiência. "Alguns canais são muito fortes e com grande orçamento, caso da TV3 na Cataluña, EITB no País Basco e TVGa, da Galicia", explica o jornalista brasileiro Fernando Kallas, que vive em Madri.

Matéria da TV3, no site da emissora, assegura que o Barcelona não quer Neymar

Pois a TV3, que não sustenta sua programação em cima de um time de futebol, informou que Neymar não é, hoje, uma opção para o Barcelona. Acrescenta que nos últimos meses houve várias abordagens para testar a viabilidade de um possível retorno ao Camp Nou, mas que o nome do brasileiro não está na mesa como opção. A forma como saiu de lá, a batalha judicial, as lesões dos últimos meses e os problemas fora do campo explicariam o posicionamento.

A emissora destaca, ainda, que para ter Neymar de volta seria necessário um elevado investimento, e a prioridade para reforçar o ataque do Barcelona continuaria sendo o francês campeão mundial Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, ao custo de 120 milhões de euros. O brasileiro foi vendido ao Paris Saint Germain por €222 milhões, há 22 meses. Seguindo um raciocínio minimamente lógico, faz todo sentido o que relata a TV3.

Mas o vazamento de "informações" é pesado. E deverá prosseguir. As manchetes dos jornais esportivos da Catalunha parecem garantidas. Pelo menos por mais alguns dias, semanas. Até que o futuro de Neymar seja realmente definido. Enquanto isso, surgirão frases do jogador, supostos comentários de ex-companheiros, enquetes com torcedores, lembranças do trio MSN com Messi e Súarez. O negócio, agora, é alimentar essa história.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.