Topo

Mauro Cezar Pereira

Copa América não pegou. Seleção brasileira, que volta a campo, também não

Mauro Cezar Pereira

18/06/2019 04h24

O primeiro jogo da Copa América foi um tanto desanimador. Brasil 3 x 0 Bolívia no Morumbi não tão cheio como se esperava e com atuação aquém dos comandados de Tite. O desinteresse é evidente, amplificado pelos gigantescos olhos da Conmebol, organizadora do certame, que estabeleceu preços absurdos para os ingressos, afastando o torcedor pelo bolso.

A resposta é a indiferença, a ponto de Chile 4 x 0 Japão receber pouco mais de um terço da capacidade do estádio são-paulino e isso até parecer bom, nas circunstâncias. A renda de R$ 4.705.020,00 foi proporcionada por 23.253 pessoas que lá estiveram, desembolsando, em média, R$ 202. Caríssimo! O reflexo disso é esse, o povo simplesmente vai pouco às partidas.

Ao mesmo tempo, o time brasileiro não gera expectativa, ansiedade. Pelo contrário. Obviamente não existe uma base científica em pesquisas feitas nas redes sociais, mas a enquete que promovi em minha conta no Twitter (@maurocezar), apresentou um resultado pelo menos… intrigante. Foram quase 15 mil votos em duas horas e o resultado abaixo.

 

Reprodução: Twitter

É no no mínimo emblemático que menos de 30% manifeste ansiedade pelos jogos do Brasil, superado pelo Uruguai. Ainda mais com a competição sendo realizada em solo brasileiro.

Claro que esse resultado mudará de acordo com o universo pesquisado. Mas sinais dados pelas arquibancadas vazias e reações como a dos 14.695 votantes em 120 minutos acendem, pelo menos, um sinal de alerta.

É carisma e história ficando para trás neste processo de afastamento da seleção em relação ao público, ao povo brasileiro. Casa vez mais evidente.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.