Topo

Mauro Cezar Pereira

Não há mais paciência entre são-paulinos, sobra revolta, frustração, ódio

Mauro Cezar Pereira

02/06/2019 20h28

Torcedores do São Paulo protestaram antes, durante e depois do empate com o Cruzeiro, no Pacaembu

Esqueçam os manuais de gestão, as teorias sobre como montar um time vencedor, os livros de auto-ajuda futebolística e os modelos de sucesso que brilham no exterior. Todas essas teses, caminhos, estratégias estão cada vez mais distantes do São Paulo Futebol Clube. Por uma simples razão, não há mais condições para que tais receitas sejam colocadas em prática com o tempo que exigem. É uma situação limite na qual o entorno ferve e não oferece clima minimamente adequado.

Isso porque os são-paulinos não aguentam mais. Sim, é isso. O torcedor cansou de promessas, de ídolos do passado que reaparecem como super-heróis que não conseguem salvá-los dos fracassos, das eliminações seguidas, das derrotas em clássicos, da incapacidade do time quando atua nos (novos) estádios de seus maiores rivais, onde não consegue vencer. Uma sequência longa e aparentemente interminável de frustrações após esperanças ilusoriamente renovadas de tempos em tempos.

O time não vence há cinco jogos, perdeu três dessas mais recentes em jejum, sendo que duas delas pela Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Bahia. Contra o Cruzeiro o São Paulo voltou a marcar após mais de quatro jogos, 388 minutos, ou perto de seis horas e meia jogando futebol sem ir às redes. E mais uma vez terminou a peleja com um homem a menos, pressionado pelo adversário e escapando da derrota por muito pouco, como no 0 a 0 com o Bahia duas semanas antes.

Então qual a receita? Ela não existe. O São Paulo terá que encontrar o caminho das vitórias passando por cima de teses e teorias, porque elas não bastam em meio a uma administração ruim, com o presidente detestado por grande parte dos tricolores. Com um ex-jogador que fez história e que voltou como dirigente apoiado em cursos de gestão esportiva, mas não demonstra ser capaz tirar o time do atoleiro e torcedores clamam diariamente que peça para sair. 

Não há mais paciência entre são-paulinos, sobra revolta, frustração, ódio.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.