Topo

Mauro Cezar Pereira

Abel se diz traído, mas negociava com rubro-negros quando Dorival treinava

Mauro Cezar Pereira

30/05/2019 02h42

Abel Braga: declarações polêmicas e escolhas discutíveis acentuaram crise provocada por más atuações

Bruno Spindel, que cuida de negociações de jogadores, técnicos, dos contratos em geral para o Flamengo, pediu informações sobre Jorge Jesus, em busca de um possível substituto para Abel Braga, treinador que pediu demissão na quarta-feira. Ele há algumas semanas estava na marca do pênalti, em virtude do fraco desempenho, na maioria dos jogos, do caro time que comandava. O comentarista Zé Elias trouxe a informação durante o programa Futebol na Veia, na ESPN Brasil. Mais tarde, o blog apurou que o dirigente, inclusive, esteve em Lisboa fazendo a sondagem.

Em seu blog no UOL Esporte, Renato Maurício Prado trouxe declaração do treinador após se demitir, alegando que foi traído por terem procurado o português. No entanto, em 2018, segundo o Globo Esporte, Abel Braga manteve contato com os integrantes da chapa que em dezembro venceria a eleição, como noticiou o site na oportunidade. "Abel monitora interesse do Flamengo e ouve pedido para colocar valores no papel", foi o título da matéria publicada em 29 de novembro, dois dias antes do último jogo da equipe sob o comando de Dorival Júnior, então o técnico rubro-negro.

Dois dias antes, o UOL Esporte publicou matéria intitulada: "Otimista, Santos se reunirá com agentes de Abel em busca de acerto". Cuca era quem treinava o time paulista na ocasião. Abel cometeu erros na montagem da equipe, desde a mudança na forma de jogar, fechando o time, que até 2018 trabalhava com bola no ataque, para contra-atacar com o 0 a 0 ou a vantagem mínima no placar. Deu entrevistas desastrosas, chegando a dizer que é "normal" perder certos jogos após derrotas para o Internacional e Atlético Mineiro, este com dez homens por mais de metade do cotejo em Belo Horizonte.

O treinador não se limitou ao desgaste gerado pelas más atuações. Ele cometeu repetidas vezes o deslize de citar o ex-clube, Fluminense, quando desejava dizer Flamengo em coletivas, deixou no banco em jogos difíceis Arrascaeta, a mais cara contratação já feita pelo clube, inverteu posições dos entrosados Bruno Henrique e Gabigol. Definiu o discutido Willian Arão como "diferenciado", insistiu em escalar Rodinei depois que se desgastou com a torcida devido a atuações ruins e ao perder gol incrível diante do Vasco, que empatou, elogiou o Beira-Rio em detrimento do Maracanã etc.

Não foram poucos os motivos, maiores e menores, que levaram "Abelão", como amigos o chamam, a ter atritos dentro e fora do clube, criando um clima ruim para ele. Que ficou insustentável domingo, quando os torcedores o ofenderam, pedindo sua saída, mesmo após vitória em atuação fraca contra os reservas do Athletico Paranaense. Mas tudo isso provavelmente ficaria de lado se o time jogasse bem, melhorasse, se aprimorasse. Mas o contrário ocorreu, inclusive com a defesa caindo drasticamente de rendimento, como o blog mostrou em 21 de maio e no dia 27 deste mesmo mês.

Para completar, anunciou que enfrentaria o Fortaleza com time reserva, sábado, quando os rubro-negros chegarão ao terceiro jogo em 14 dias. O Corinthians, motivo da preocupação do técnico por ser o adversário da próxima terça-feira, pela Copa do Brasil, terá seu quarto compromisso em 11 dias nesta quinta-feira, contra o Deportivo Lara, pela Sul-americana. E na Venezuela! O Flamengo receberá a equipe paulista no Maracanã, completando três pelejas consecutivas no Rio de Janeiro, sem o desgaste de uma viagem, diferentemente do cansativo deslocamento que fazem os alvinegros.

O técnico se desgastou por tudo isso e, principalmente, por não ser capaz de tirar do elenco nada próximo do esperado. Mesmo assim, para defendê-lo a diretoria chegou a divulgar a mais patética nota oficial em quase 124 anos de história do clube, enaltecendo a Florida Cup, um mero torneio de pré-temporada contra reservas de times europeus. Adiante, após a sofrida classificação na fase de grupos da Libertadores, o vice de relações externas, Luiz Eduardo Baptista, o BAP, deu entrevistas em meio ao sorteio da próxima fase garantindo que o treinador não balançava no cargo.

Tão experiente, o técnico considerou traição a sondagem a outros profissionais, algo que obviamente aconteceria diante do seu trabalho deficiente em 2019 e recheados por polêmicas, muitas delas tolas até. Afinal, Abel é vítima de alguém no Flamengo ou o Flamengo é vítima de seus dirigentes por o terem contratado? Resta a eles mais critério ao contratar quem irá substituí-lo. Para não repetirem o erro.

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.