Topo

Mauro Cezar Pereira

Santos finaliza na direção do gol mais do que os melhores da Europa

Mauro Cezar Pereira

12/05/2019 20h32

O perfil da Footstats no Twitter destacou algo impressionante ao final dos jogos das 16 horas pelo Campeonato Brasileiro: o índice de finalizações certas do Santos nas quatro primeiras rodadas, acima de nove por peleja. Incrível!

Foram cinco contra o Grêmio, 13 diante do Fluminense, oito na partida frente ao CSA e 12 na vitória sobre o Vasco, totalizando 37 arremates no alvo. Claro que é uma amostra pequena, apenas quatro partidas, mas chama a atenção.

Apenas para termos referência sobre o feito inicial do ataque santista, a média supera os times com melhor aproveitamento no quesito nas quatro maiores ligas euroéias. E deixa (bem) para trás os melhores dos últimos Brasileiros.

Yeferson Soteldo comemora o terceiro gol do Santos na vitória sobre o Vasco por 3 a 0 no Pacaembu

Média de finalizações certas*
Santos 2019 9,3
Bayern 2018/19 7,4
Manchester City 2018/19 6,8
Barcelona 2018/19 6,7
Napoli 2018/19 6,5
Flamengo 2018 5,7
Palmeiras 2018 5,4
Cruzeiro 2017 5,4
Chapecoense 2017 5,1
* nos campeonatos nacionais
Fonte: Footstats e TruMedia/ESPN

Não é provável que o time de Jorge Sampaoli consiga manter média tão alta. Mas o começo é de chamar a atenção e mostra que sua filosofia de jogo gera números que a traduzem nas quatro linhas. Nada mal para quem gosta de futebol bem jogado, no ataque, buscando o gol.

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.