Topo

Mauro Cezar Pereira

Barcelona x Liverpool tem jeito de final antecipada

Mauro Cezar Pereira

01/05/2019 11h31

Dez títulos europeus em campo. Barcelona x Liverpool fazem a semifinal mais pesada da Liga dos Campeões, cada um cinco cinco troféus acumulados em suas histórias europeias. O vencedor do confronto que será iniciado no Camp Nou indicará o favorito ao título da temporada, independentemente de qual o time que venha a sair da outra chave, seja o Tottenham ou mesmo o surpreendente, simpático e jovem, Ajax.

Os Reds ameaçam disputar a segunda decisão consecutiva, algo que não acontece desde 1985. E poderiam estar defendendo o título, não fosse a absurdamente desastrada atuação do goleiro Karius na final da temporada passada, contra o Real Madrid. O Barça, por sua vez, ganhou quatro (2006, 2009, 2011 e 2015) de suas cinco Champions League depois da última que foi parar na sede do clube inglês (2005).

Os semifinalistas da dezena de troféus têm times mais consistentes, com desempenhos firmes em seus campeonatos nacionais e jogadores "desequilibrantes", como diria Tite. Sem falar que em um dos lados estará Messi, em forma esplendorosa, num provável duelo com o zagueiro até então instransponível, Virgil van Dijk. Nível elevadíssimo alcançado por duas equipes poderosas e com repertório.

Os feitos do Ajax já são fantásticos na temporada, embora não tenha assegurado o título nacional, disputando ponto a ponto a liderança com o PSV Eindhoven. Despachar Real Madrid e Juventus, nada menos que o tricampeão e o vice de 2015 e 2017, foi um feito inimaginável. Mas entrando em campo em uma final de jogo único contra Barcelona ou Liverpool, o favoritismo não estará ao lado do atrevido time holandês.

Se o Ajax, que perdeu um de seus dez últimos compromissos, não será o mais provável campeão caso chega à decisão, muito menos o Tottenham. A equipe de Londres foi derrotada seis vezes na última dezena de pelejas, as duas últimas em seu novo estádio. E não vence fora de casa há quase dois meses, desde o 1 a 0 sobre o Borussia, em Dortmund, cotejo disputado em 5 de março. Os Spurs viraram azarão na disputa.

Por tudo isso, Barcelona x Liverpool tem jeito de final antecipada.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.