Topo

Mauro Cezar Pereira

Já na 1ª rodada, a tentativa de espetacularizar o Campeonato Brasileiro

Mauro Cezar Pereira

29/04/2019 21h51

Ricardo Bueno comemora nos 4 a 0 do Ceará sobre o CSA, recém-promovido da segunda divisão, em Fortaleza

Um esforço hercúleo é feito por setores da mídia para tornar quase épica a primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Deve ser a carência por futebol após meses com jogos em sua maioria sem apelo, inúteis até, nos Estaduais inchados, arrastados, desnivelados, chatos. Houve um jogo a se destacar, Grêmio 1 x 2 Santos, um razoável Flamengo 3 x 1 Cruzeiro, e partidas comuns, normais, além de goleadas de quatro aplicadas por Palmeiras (4 a 0 no Fortaleza), Ceará (4 a 0 no CSA) e Athletico (4 a 1 no Vasco).

Mais do que jogar confetes em jogos sem nada de especial, o futebol praticado no país precisa é de um olhar mais crítico. Passa para amplia maioria como normal, aceitável, "estratégico" até, o caro time do São Paulo jogar contra o fragilizado Botafogo dando a bola para o adversário. O melhor jogando no erro do pior. E o Corinthians, sem conseguir usar sua arma preferida fora de casa, obviamente a mesma aplicada pelos tricolores um dia antes; perdendo para o Bahia, que também ofereceu a pelota ao rival.

De velho com ares de novo, erros de arbitragem, agora sofisticados, pois contam com o luxuoso auxílio do VAR. Como os protagonizados por Dewson Freitas, árbitro Fifa que, com interpretações erradas, interferiu duramente no resultado de Fluminense 0 x 1 Goiás. Ao invés de colocar uma lente de aumento para enxergar ótimo futebol no certame que mal começou, melhor apurar o espírito crítico e cobrar dos "artistas do espetáculo" e seus comandantes que se esforcem para apresentar algo melhor. Bem melhor.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.