Topo

Mauro Cezar Pereira

Fla vai do céu ao inferno: é o que fica menos jogos sem levar gol em 2019

Mauro Cezar Pereira

27/04/2019 15h12

Fonte: http://futdados.com/ *em amarelo, os campeões de cada competição

Na temporada 2018 o Flamengo foi o time com maior percentual de partida sem sofrer gol (o que é chamado na Inglaterra de cleansheets) entre os 20 integrantes da Série A, quase 57% delas. Ficou bem à frente do segundo colocado de tal ranking, o Grêmio, e mais de oito pontos acima do Palmeiras, campeão brasileiro, elogiado por sua defesa, assim com o Cruzeiro, bi da Copa do Brasil, mas atrás dos rubro-negros mais de dez pontos percentuais.

Os índices alcançados com o trio de treinadores da temporada passada, Paulo Cesar Carpegiani, Maurício Barbieri e Dorival Júnior; foram pulverizados em apenas três meses de trabalho desenvolvido por Abel Braga. Com a radical mudança de postura do time em 2019, mais reativo como o técnico deseja, o Flamengo é simplesmente a equipe da primeira divisão nacional com menor percentual de jogos sem levar gol. Os números estão no site FutDados.

Fonte: http://futdados.com/ *em amarelo, os campeões de cada competição

O mais incrível é que essa marca altamente negativa é reflexo de jogos, em maioria, pelo Campeonato Carioca (17 de 22), a mais fraca competição a ser disputada pelo time rubro-negro em todo o ano. Nas 22 partidas oficiais realizadas antes de estrear no Brasileiro, o time só não foi vazado em seis, contra San José, Cabofriense, Volta Redonda, Madureira e duas vezes diante do Vasco. Até Portuguesa (oito gols em 11 jogos pelo Estadual) e Americano (sete), marcaram contra o campeão do Rio de Janeiro.

Isso significa que o Flamengo chega até aqui com índice baixo tendo jogado apenas carioca e meia dezena de jogos pela fase de grupos da Libertadores, na qual tomou gols em quatro dos cinco compromissos que teve, ou seja, em 80% da partidas internacionais foi vazado. O time foi, no mínimo, Top 5 de média de gols sofridos e cleansheets em 2017 e 2018. Em tentos levados pelas equipes, a posição entre os da Série A foi: 4º em 2017, 2º em 2018 e agora 12º em 2019. Sem ser vazado:: 5º em 2017, 1º em 2018 e 20º em 2019. Está claro?

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.