Topo

Mauro Cezar Pereira

Santos vence facilmente e expõe Vasco, fragilizado no pior momento possível

Mauro Cezar Pereira

17/04/2019 22h03

Marrony é combatido por Aguilar e Victor Ferraz na derrota do Vasco em Santos — Rafael Ribeiro/divulgação

Todo o período que pode ser encarado como pré-temporada foi embora. A fase de disputa dos campeonatos estaduais oferece a oportunidade de desenvolvimento dos times, é a possibilidade de equipes que disputarão o campeonato brasileiro e outras competições mais relevantes se ajustarem. O Vasco da Gama desperdiçou esses meses.

A conquista da Taça Guanabara na vitória (1 a 0) sobre o Fluminense, graças a um gol espírita de Danilo Barcelos proporcionou alegria aos vascaínos e escondeu, perigosamente, evidentes problemas que já existiam àquela altura. E que foram se agravando com resultados que se sucederam aquele jogo, amplamente dominado pelos tricolores.

Depois de algumas más atuações que irritaram a torcida e da derrota para o Flamengo em constrangedora atuação na primeira peleja decisiva do Estadual do Rio de Janeiro, o Vasco perdeu para o Santos. O jogo na Vila Belmiro pela Copa do Brasil escancarou ainda mais os defeitos de uma equipe sem conjunto e que mal troca três passes.

Vendo o Vasco de Alberto Valentim em campo, é impossível enxergar perspectivas minimamente animadoras. Ligações diretas, lançamentos para a correria de Marrony, faltas cavadas para Danilo Barcelos despejar cruzamentos na área rival… É isso o que se vê, nada mais. Aproximação, tramas ofensivas, jogadas coletivas inexistem.

Esperar o que desse Vasco? Ainda mais com o ambiente tenso pelos salários atrasados. O presidente Alexandre Campello tem o tempo tomado por temas políticos e pepinos financeiros, com isso o futebol fica nas mãos do diretor Alexandre Faria, desgastado com jogadores, como ocorre com o treinador.

Referência da equipe nos raros bons momentos em 2018, Máxi López sofre desgaste e foi barrado, assim como Bruno César, nesta partida diante do Santos. Em meio a tudo isso ainda existe a "Turma do Quiosque", que se envolve em contratações, e os ciúmes que a cercam. Se em campo o Vasco é um time confuso, fora dele não é tão diferente.

Domingo o time encara o maior rival no Maracanã. Para ser campeão carioca, terá que vencer o Flamengo por três gols de diferença, ou dois e ganhar a disputa de pênaltis. Três dias depois recebe o Santos pela Copa do Brasil em situação idêntica na luta pela classificação. No domingo seguinte a estreia no Brasileiro será em Curitiba, diante do Athletico. Algum motivo para otimismo?

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.