Topo

Mauro Cezar Pereira

São Paulo e Corinthians chegam à decisão com retrospectos fracos em 2019

Mauro Cezar Pereira

10/04/2019 04h00

São Paulo não fez um gol sequer em três partidas diante do Palmeiras, com a classificação obtida nos pênaltis

Finalista do campeonato paulista, o São Paulo tem retrospecto dos piores na temporada em jogos oficiais (Estaduais, Libertadores, Copa do Brasil e copas regionais) no comparativo entre os 20 da primeira divisão nacional. O time apresenta as menores médias de gols feitos, marca absoluta de tentos assinalados e maior percentual de jogos nos quais não mandou a bola nas redes (50%). Os números estão no site FutDados.

O São Paulo foi o time que menos venceu em 2019 entre os da Série A

E isso não se deve ao período anterior à reação que levou os são-paulinos à decisão, tanto que em três jogos recentes diante do Palmeiras não saiu do zero, perdeu um e empatou dois, avançando nos pênaltis. Nos últimos sete compromissos, os tricolores venceram dois, batendo apenas o Ituano, com quatro empates e uma derrota.

O time que mais perdeu no ano é o São Paulo, seguido pelo Corinthians

O São Paulo é a equipe que menos venceu no ano em Estaduais, na comparação entre as da Série A. Evidentemente os certames têm diferenças claras de nível técnico, mas dentro do campeonato paulista, que disputa, o eliminado Santos, por exemplo, tem o dobro de triunfos. Também é o time do Morumbi o que mais perdeu, seis vezes.

Nos rankings de aproveitamento, finalistas paulistas aparecem mal

Em seguida surge o rival na final estadual, o Corinthians, que ao lado de Santos e Bahia soma cinco partidas perdidas. Nos rankings de aproveitamento e média de gols, os finalistas do Paulista ocupam as duas piores colocações. Em jogos não vencidos, os alvinegros têm índice pior ainda, com os tricolores em último em partidas nas quais não fez gol.

Como os campeonatos estaduais como o paulista oferecem a oportunidade de classificação aos trancos e barrancos, mesmo não marcando gols e vencendo em disputas de pênaltis, nem é preciso tanto para ser finalista. Mas os números evidenciam que oi desempenho está longe de ser brilhante. Bom ter cuidado com a ilusão que esses certames proporcionam.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.