Topo

Mauro Cezar Pereira

Início de Guerrero no Internacional lembra seus primeiros jogos no Flamengo

Mauro Cezar Pereira

10/04/2019 17h29

Guerrero celebra gol sobre o Palestino com Patrick e D'Alessandro: início lembra o de 2015 no Flamengo

Paolo Guerrero finalmente voltou ao futebol, livre da punição por doping. Fazendo gols, e dos mais importantes, como os dois na suada vitória sobre o Palestino (3 a 2), que classificou o Colorado na Libertadores. Ele já marcara sábado, nos 2 a 0 sobre o Caxias pelo Gauchão. Evidentemente as avaliações precipitadas e conclusões apressadas vieram de maneira automática.

A presença artilheira do peruano no primeiro par de partidas com a camisa vermelha empolgou, mas ainda é cedo. O começo do número 9 no Flamengo, em 2015, foi tão bom ou melhor do que o atual em seu novo clube. Mas adiante ele não correspondeu, com média de gols abaixo do esperado e próximo às suas marcas em toda a carreira, entre Europa e América do Sul.

Guerrero estreou pelo clube carioca, curiosamente, no Beira-Rio, contra o Inter, em 8 de julho de 2015, pela Série A. Fez um gol e deu belo passe para o outro, de Everton, na vitória por 2 a 1. Uma semana depois, no Recife, outro dele nos 2 a 0 sobre o Náutico, pela Copa do Brasil. Só atuou no Maracanã dia 18, quando fez o tento único da vitória sobre o Grêmio pelo Brasileiro.

Fonte: FutDados.com

Se em 2019 fez três em dois jogos, ambos em casa, em 2015 foram três em três partidas, duas fora, e uma assistência. Não é razoável afirmar que esse início é superior, exceto se a avaliação for pautada apenas na matemática, ignorando contexto, adversários, locais das partidas, etc. Guerrero é ótimo atacante, pivozão, joga coletivamente, mas jamais foi um grande goleador, como fica claro nos números ao longo de toda a sua carreira.

A empolgação da torcida colorada é compreensível, mas não faz sentido concluirmos que o peruano se transformou em artilheiro implacável por dois jogos. Vamos esperar mais um pouco para sabermos se o período afastado do futebol provocou alguma transformação em seu perfil de jogador. Por enquanto, conclusões são açodadas, arriscadas até.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.