Topo

Mauro Cezar Pereira

São Paulo sobrevive no campeonato. Até quando?

Mauro Cezar Pereira

21/03/2019 01h50

São Paulo empatou com o São Caetano com gol de Antony e avançou à fase de mata-mata do Paulista

Mais uma atuação fraquíssima, empate com o rebaixado São Caetano e classificação arrancada por muito pouco no Campeonato Paulista. Assim o São Paulo segue na competição, mas quais as chances de não decepcionar novamente sua torcida? Pelo que se vê em campo, elas são pequenas. O time que iniciou 2019 empolgado com a chegada de reforços, principalmente Pablo, menos de dois meses depois está mergulhado em crise que se espalha por todo o clube, da política ao campo de jogo.

O treinador interino, Vágner Mancini, já deu todos os sinais de que dificilmente conseguirá tirar mais do grupo de jogadores. O ambiente não parece dos melhores, com desentendimento entre ele e o goleiro reserva Jean, a chamada lavagem de roupa suja em público. A forma de atuar que o dirigente reposicionado como técnico adota em seus times alterou mais uma vez o estilo de jogo, que já mudara sob o comando de André Jardine, substituto de Diego Aguirre, demitido em novembro.

Nessas trocas constantes, de comando e proposta dentro das quatro linhas, a equipe não engrena e está clara a falta de rumo. Afirmar que o São Paulo não vai avançar nas finais do Paulista é algo que deve ser evitado por respeito ao futebol e seus mistérios. Mas o cenário apresentado não se aproxima minimamente de um quase milagre que seria essa transformação instantânea capaz de levar os tricolores a seguidas vitórias. Com Mancini, em seus jogos, um triunfo apenas, contra o Bragantino, três empates, duas derrotas.

O torcedor mais fanático sofre e se agarra à fé, esperando que algo de surpreendente aconteça. O mais frio e pragmático já se prepara ante a possibilidade considerável de a segunda eliminação do ano acontecer (o time já caiu precocemente na Libertadores) rapidamente. O que daria tempo para a chegada e algumas semanas de trabalho do técnico esperado, Cuca. Além de poupar todos os são-paulinos, independentemente de perfil, de mais um fiasco em clássico contra seus maiores rivais.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.