Topo

Mauro Cezar Pereira

Um jogo a cada três dias, a maratona do time que busca 5 taças na temporada

Mauro Cezar Pereira

20/03/2019 18h31

Pep Guardiola, com Sérgio Kun Aguero e Gabriel Jesus após a vitória sobre o Swansea na FA Cup: maratona

O Manchester City soma 49 jogos e ergueu os dois troféus que já disputou na temporada, o da Supercopa, a Community Shield, com os 2 a 0 sobre o Chelsea, e o da Copa da Liga, derrotando o mesmo adversário na final. Como segue vivo na Copa da Inglaterra, a FA Cup; lidera a Premier League e é um dos oito sobreviventes na Liga dos Campeões, pode chegar a 64 partidas entre 2018 e 2019. A meta, aparentemente impossível, é um feito inédito: erguer os cinco troféus possíveis.

Pelo menos mais 11 jogos os Citizens farão até o encerramento desta temporada. As chances de decidirem a FA Cup são boas, pois é favorito destacado na semifinal frente ao Brighton & Hove Albion, dia 6 de abril. Caso elimine o Tottenham nas quartas-de-final da Champions League, garantirá mais duas pelejas nas semifinais, claro, com a chance de mais uma, a sonhada decisão europeia. Como já entrou em campo 49 vezes para pelejas oficiais desde agosto do ano passado, pode alcançar 64.

A diferença é grande para os times ingleses que não disputaram certames internacionais e foram eliminados de cara nas copas doméstidas. É o caso do Cardiff City, que luta contra o rebaixamento e fará apenas 40 pelejas na temporada — saiu da Copa da Liga ao perder para o Norwich e da FA Cup ante o Gillingham, da terceira divisão. Como o intervalo entre a primeira e última aparição será de 274 dias, em média a equipe galesa fará um jogo a cada 6,85, praticamente um por semana.

Já o time de Pep Guardiola terá uma sequência de nove jogos em um mês, logo após as Datas Fifa, entre 30 de março e 28 de abril. Não só pelo nível dos adversários (só com o Tottenham serão três duelos), mas também pelos curtíssimos intervalos entre os compromissos acumulados, o Manchester City dificilmente conseguirá ganhar todos os títulos. Mas segue tentando, por mais complexo que possa ser. E mesmo se chegar aos 64 cotejos, o time inglês ficará bem abaixo dos 82 do Flamengo em 2017, por exemplo.

9 JOGOS EM 30 DIAS
Premier League — sábado, 30 de março Fulham (FORA)
Premier League — quarta-feira, 3 de abril Cardiff (CASA)
FA Cup — sábado, 6 de abril Brighton (NEUTRO)
Champions League — terça-feira, 9 de abril Tottenham (FORA)
Premier League — domingo, 14 de abril Crystal Palace (FORA)
Champions League — quarta-feira, 17 de abril Tottenham (CASA)
Premier League — sábado, 20 de abril Tottenham (CASA)
Premier League — quarta-feira, 24 de abril Manchester United (FORA)
Premier League — domingo, 28 de abril Burnley (FORA)

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.