Topo

Mauro Cezar Pereira

Arquibancada percebeu que o Vasco precisa de mais para encarar a temporada

Mauro Cezar Pereira

15/03/2019 11h14

Reforço vascaíno, o atacante Rossi, que estava na China e defendeu o Inter ano passado, celebra o seu gol

O Vasco encontrou uma realidade diferente quinta-feira, contra o Avaí pela Copa do Brasil. Habituado a deixar a bola com o adversário, teve que assumir o controle da pelota ante a postura do time catarinense em São Januário. Assim, a equipe de Alberto Valentim precisou trocar passes, foram 429 certos.

Dos 10 jogos que disputou até aqui no Campeonato Carioca, os vascaínos só trocaram mais passes em três. Já a posse de bola de 62,4% foi muito superior à média registrada no Estadual, de escassos 38%. Os visitantes, dirigidos pelo veterano Geninho, tiraram o conjunto vascaíno de sua posição preferida.

Esse elogiado Vasco versão 2019 é um time que se propõe a atuar em função de lançamentos, ligação direta, a chamada "bola longa", além , claro, dos lances de pelota parada, os cruzamentos. Mais do mesmo com um técnico que mudou radicalmente de postura em pouco mais de um ano.

O placar final foi de 3 a 2, mas a torcida do Vasco se irritou, mesmo com a vitória, pois o time tinha dois gols de diferença até os minutos finais e levaria vantagem considerável para a peleja de volta, dia 11 de abril, em Florianópolis. O tento avaiano que reduziu a diferença foi o estopim.

A saída do meia Thiago Galhardo para entrada do volante Andrey, a 10 minutos do apito final, tinha o óbvio objetivo de segurar os 3 a 1. E havia opções mais ofensivas, como o jovem Lucas Santos. Não funcionou, o que irritou parte dos quase 14 mil vascaínos que foram à Colina. E eles vaiaram.

A arquibancada percebeu que é preciso mais para que o Vasco da Gama possa encarar de forma competitiva a parte séria da temporada.

Vasco de Alberto Valentim sofre quando é necessário ficar com a bola
Os 4 grandes do Rio no Estadual
Passes certos trocados*
Fluminense 563
Flamengo 463
Botafogo 426
Vasco 369

Posse de bola
Fluminense 68%
Botafogo 50%
Flamengo 49%
Vasco 38%

Lançamentos*
Vasco 33,1
Botafogo 31,9
Flamengo 26,4
Fluminense 17,6

* média por jogo

Passes certos do Vasco no Estadual**
Flamengo 274
Boavista 463
Botafogo 327
Fluminense 176
Resende 423
Fluminense 118
Portuguesa 441
Americano 322
Volta Redonda 431
Madureira 388

**por jogo

Fonte: Footstats
follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.