Topo

Mauro Cezar Pereira

Reservas? Felipão usou Palmeiras misto no Brasileiro e iludiu a quase todos

Mauro Cezar Pereira

09/03/2019 10h48

Luiz Felipe Scolari foi extremamente perspicaz em 2018, quando voltou ao Palmeiras com a missão de levar o time ao título da Libertadores. Tendo a Copa do Brasil como segunda opção e o Campeonato Brasileiro relegado a plano secundário, devido à má posição no certame, o que provocou a demissão de Roger Machado, Felipão elegeu os titulares para os mata-mata. E um time B destinado à Série A. Mas na prática o experiente treinador jamais foi a campo só com suplentes, ao contrário, os titulares foram muito acionados.

Escalação do Palmeiras diante do Colo-Colo em partida pela Copa Libertadores de 2018

Foram 15 partidas nessa situação no Brasileirão até o Palmeiras ser eliminado dos dois torneios eliminatórios. Os 11 donos das posições, que iam preferencialmente a campo na Libertadores e Copa do Brasil, eram Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Moisés; Willian, Dudu e Borja. Instituída tal estratégia, todos entraram em campo de quatro a 12 vezes nos 15 jogos dos chamados "reservas" no Brasileiro até o time deixar as duas outras competições.

O goleiro Weverton só não iniciou quatro pelejas (Atlético Paranaense, Sport, Cruzeiro e Grêmio). Os meio-campistas Thiago Santos, Bruno Henrique e Moisés se distribuíram nos jogos com pelo menos uma dezena de aparições cada. E o astro do time, Dudu, começou quase a metade das 15 partidas entre os 11, saindo do banco em três ocasiões. Como no Recife, quando entrou no meio do jogo, assim como Willian, e em jogada dos dois se chagou à vitória sobre o rubro-negro pernambucano na Ilha do Retiro.

A estratégia de Felipão

Titulares do Palmeiras nos 15 jogos dos "reservas" no Brasileirão 2018

  • Weverton 11 jogos (11 titular)
  • Mayke 11 jogos (7 titular)
  • Antônio Carlos 5 jogos (4 titular)
  • Edu Dracena 4 jogos (4 titular)
  • Diogo Barbosa 5 jogos (2 titular)
  • Thiago Santos 10 jogos (10 titular)
  • Bruno Henrique 12 jogos (7 titular)
  • Moisés 12 jogos (6 titular)
  • Willian 12 jogos (5 titular)
  • Dudu 10 jogos (7 titular)
  • Borja 6 jogos (6 titular)

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.