Topo

Mauro Cezar Pereira

Time de "Caixa D'Água" reencontra o Flamengo e o Maracanã

Mauro Cezar Pereira

24/02/2019 04h21

O Flamengo voltará a campo às 17 horas deste domingo. Será o primeiro jogo depois da péssima atuação diante do Fluminense, quando foi eliminado da Taça Guanabara. O adversário na estreia no returno, à Taça Rio, vai reencontrar o time rubro-negro e o Maracanã. Rebaixado em 2012, o Americano voltou neste ano à primeira divisão estadual.

O time da cidade de Campos ficou famoso por ser a paixão de Eduardo Viana, o "Caixa D'Água", que presidiu a Federação de Futebol do Rio de Janeiro por 20 anos, deixando o cargo apenas ao morrer, em 2006. Por anos o Americano era apontado como poderoso nos bastidores por conta da assumida preferência do cartola pelo clube campista.

Sem Caixa D'Água, os alvinegros perderam holofotes e prestígio, até a, antes inimaginável, queda para a segunda divisão. A última vitória da equipe do norte fluminense sobre o Flamengo foi em 2005 (2 a 1) e último jogo em 2012, ano do rebaixamento, derrotado por 3 a 1 no Engenhão.

"Jogarei sem meus zagueiros titulares, Gabriel ainda não recuperou da torção no tornozelo esquerdo e prefiro utilizar na sequência do campeonato, onde terei o confronto com equipes de menor investimento e o Admilton em recuperação de lesão lombar", explica o experiente técnico Josué Teixeira.

O treinador pretende usar "uma equipe mais experiente", e admite que a briga do Americano é permanecer na série A. Nossa dificuldade é que toda rodada jogamos fora de casa e com viagem longa", desabafa. Ele se refere às partidas com mando do time do norte do Estado, que vem sendo disputadas no estádio Elcyr Resende, em Saquarema, a 235 quilômetros de Campos.

"Estamos recuperando o clube, no próximo ano teremos nosso estádio novo, anexo ao Centro de Treinamentos", ressalta o treinador. Em 2014 o Godofredo Cruz, tradicional casa do Americano, foi demolido. Josué Teixeira calcula que, pelo histórico da competição, com 10 pontos se consegue a permanência na série A. "Precisamos de duas vitórias", contabiliza.

No último triunfo sobre o Flamengo, em 2005, o placar derrubou o técnico Júlio César Leal no comando rubro-negro. Ele foi demitido ainda nos vestiários do estádio do Maracanã após escalar Diego; Fábio, Júnior Baiano, Fabiano e André Santos; Da Silva, Jonatas, Adrianinho (Fellype Gabriel) e Zinho (Márcio Guerreiro); Marcos Denner (Dimba) e Bruno Barbosa, autor do gol.

Naquela ocasião o time chegava à terceira derrota em quatro jogos. Logo, Cuca foi contratado para treinar os rubro-negros. O sonho do Americano é conseguir uma das duas vitórias necessárias neste reencontro com o Maracanã. Lá não atua desde 2009, ou seja, será a primeira vez do time de Campos no estádio refeito para a Copa do Mundo de 2014.

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.