Topo

Mauro Cezar Pereira

Vasco ergueu a taça, Flu mostrou futebol e um futuro mais promissor

Mauro Cezar Pereira

18/02/2019 00h01

O Fluminense jogou melhor. Mas como diante do Flamengo, esbarrou em seus defeitos e perdeu numa falha de seu goleiro e em sua própria ineficiência ofensiva. Reflexos diretos das limitações do grupo de jogadores que possui. Assim, o Vasco venceu e ergueu o troféu da Taça Guanabara com um gol espírita sem jogar bem, sendo dominado por um elenco mais barato e com futebol de melhor qualidade. Fruto de um conjunto já adquirido em pouco mais de um mês de trabalho dos tricolores.

Olhando para o futuro, o time de Fernando Diniz apresenta boas perspectivas. Dificilmente disputará os grandes títulos, mas se conseguir evoluir como já fez em algumas semanas, pode fazer uma temporada digna e até surpreendente. Há esperança ali. Imaginando mais adiante, o Vasco parece ser uma equipe capaz de brigar por um ano melhor do que foi 2018, mas sem algo especial que sinalize um elenco produzindo muito mais do que dele se espera. O estilo adotado, até aqui, é mais do mesmo.

Sim, a taça foi para São Januário, se você olhar apenas sob esse lado e resolver supervalorizar o torneio, deverá discordar veementemente das linhas acima. Mas se tiver postura mais crítica, exigente, talvez entenda a mensagem deste post. Em tempo: os vascaínos ficaram longos períodos sem conseguir tocar na bola, que era imediatamente rifada após ser recuperada, devido à pressão tricolor para retomá-la ao perdê-la. Quem faz isso bem está, pelo menos, num bom caminho.

Foram 545 passes certos do Fluminense e meros 176 do Vasco, duas finalizações certas para cada lado e 9 a 7 para os tricolores no total. Claro, quase todos os torcedores dirão que isso não importa ante o 1 a 0 no placar. Interpretação rasa. Falta ao time de Fernando Diniz aprimoramento e a qualidade esperada com Paulo Henrique Ganso e Pedro, que estavam num camarote, mas cedo ou tarde irão a campo. Para Alberto Valentim é hora de refletir, mesmo com o troféu nas mãos.

É (só) isso que o Vasco oferecerá em 2019? Se você se contenta com a Taça Guanabara, tudo bem. De minha parte, espero ver muito mais.

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.