Topo

Mauro Cezar Pereira

Em que mundo vivem alguns profissionais do futebol?

Mauro Cezar Pereira

04/02/2019 19h17

Em agosto de 2018, repentinamente ofensas de torcedores de um time da primeira divisão nacional começaram a chegar em minha conta no Twitter. A origem: uma mensagem de um jogador do clube, em resposta a algo que eu teria dito no programa Linha de Passe, da ESPN Brasil.

Postagem do perfil se desculpando

Ocorre que eu não havia falado aquilo. Na realidade um perfil sem rosto espalhou pela rede uma frase falsamente a mim atribuída. Simplesmente deturparam minhas palavras. Eu já havia feito contato com os responsáveis, que publicaram uma retratação (acima). Mas o atleta embarcou na fake news mesmo assim, como registrou o UOL.

Entrei em contato com as assessorias de imprensa do atleta e do clube. Também com um dirigente. As respostas foram na linha "é uma questão pessoal dele", ou "não há medida que possamos tomar". Recebi até pedido para não envolver a agremiação, quando o jogador o fizera ao citá-la nas tuitadas a mim direcionadas, motivadas pela postagem com falsa informação.

Meu objetivo era uma retratação, apenas para que as ofensas gratuitas cessassem. Caso o profissional admitisse o equívoco, os torcedores, que confiavam cegamente em seu ídolo e seguiam me atacando pela rede social, parariam. Mas não o fez e continuei sendo xingado. Após cerca de seis meses, ele publica no Instagram inqualificável piada. Em seguida se desculpa.

Mas basta demonstrar arrependimento após certas atitudes, como cuspidas e posts desprovidos do mínimo de sensatez e bom senso? Que fazem pilhéria envolvendo algo trágico que ceifou vidas? Incrível a dificuldade de alguns para encarar até fatos dramáticos como sérios, nos quais não cabem as brincadeirinhas pelas redes sociais a que tanto se dedicam.

Em que mundo vivem alguns profissionais do futebol? Talvez acreditem se um perfil sem face tuitar ou instagramear que foi descoberto um novo integrante do sistema solar. E até queiram se mudar para lá. O recém-descoberto astro seria um lugar divertido, onde tudo é gracinha e piadinha no "stories". Um planeta batizado como "Piscininha".

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.