Topo

Mauro Cezar Pereira

Botafogo constata acomodação a dias de duelo perigoso na Copa Sul-americana

Mauro Cezar Pereira

02/02/2019 09h00

Derrotado pelo Resende, o Botafogo constata a necessidade de se reforçar já: quarta-feira tem Sul-americana

Além do meio-campista Cícero, que vinha no Grêmio desde 2017, o Botafogo espera contratar jogadores para pelo menos mais três posições: lateral-direita, lateral-esquerda e centroavante. A terrível campanha no Estadual, que resultou na eliminação precoce da Taça Guanabara (primeiro turno do campeonato), empurra a diretoria alvinegra na direção do mercado. A avaliação é de que parte do time se acomodou em jogos como contra o Resende – derrota por 1 a 0. E que a equipe alcançaria a vaga se tivesse com maior frequência o comportamento apresentado diante do Flamengo.

Na quarta-feira fará um ano o vexame de 2018 na Copa do Brasil, com a desclassificação diante da Aparecidense. O receio é de nova decepção, sendo que exatamente nesta data (6 de fevereiro) o adversário, pela Copa Sul-americana, será bem mais perigoso, o Defensa y Justicia, co-líder do campeonato argentino. Na sexta-feira, a pequena equipe portenha virou o jogo, fora de casa, batendo o San Martin de Tucuman por 2 a 1 e, com um jogo a mais, tem a mesma pontuação do Racing, dividindo a liderança.

Trata-se de um time emergente, turbinado pelo cada vez mais poderoso empresário Cristian Bragarnik, cujas ações se estendem ao México e Chile. Lá, investe na Unión La Calera, adversário da Chapecoense no mesmo certame, terça-feira. A equipe conquistou o acesso para a primeira divisão chilena em 2017 e já na primeira temporada na elite se qualificou para um torneio internacional. Seu treinador é Francisco Meneghini, que trabalhou com Marcelo Bielsa e Jorge Sampaoli.

Já o rival dos botafoguenses tem comando de Sebastián Beccacece, que atuou como auxiliar dos mesmos técnicos, até nas seleções do Chile e da Argentina, inclusive no Mundial da Rússia. Com ele, o Defe eliminou o São Paulo desta Copa há dois anos. Os riscos são evidentes e a conclusão no futebol alvinegro foi de que não há como esperar o Brasileirão para reforçar o elenco. Daí a busca por jogadores que possam dar mais corpo ao grupo, para evitar novos fiascos tão cedo, e fazer uma Série A melhor do que esse mau começo de ano.

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.