Topo

Mauro Cezar Pereira

Informação e análise

Mauro Cezar Pereira

01/02/2019 04h00

"Todos os Homens do Presidente", "O Jornal", "The Post – A Guerra Secreta", "Truth – Conspiração e Poder", "Ausência de Malicia", "Frost/Nixon", "Boa noite, e Boa sorte" e "Spotlight":  o jornalismo nas telas

Jornalismo é, antes de tudo, a reportagem. Histórias reais contadas por quem as busca, fareja, apura, fuça, desvenda, investiga. Algumas profundas, outras nem tanto, mas necessárias, e que jamais chegariam ao conhecimento da maioria das pessoas sem o trabalho do repórter, algo que fascina até quem na área não atua, como o cinema mostra e explora há tanto tempo.

Este profissional é o elo que conecta o público aos fatos de seu interesse. Sem ele, é mais difícil acessar a verdade, e fica mais fácil escondê-la para quem, por conveniência, prefere a sujeira eternamente sob o tapete. O bom repórter é, muitas vezes, um agente silencioso e quase anônimo que coloca luz sobre aquilo que não está visível para praticamente todos.

Estou nessa profissão há quase 36 anos, não saberia bem o que fazer se o jornalismo deixasse de existir. E há elementos, em praticamente todos os setores, que adorariam erradica-lo. Até atuam nesse sentido. Sem falar nos fabricantes de "fake news". Jornalistas ou não, dizem e escrevem o que pessoas querem ouvir e ler. Para iludi-las. Um processo de lavagem cerebral para, de alguma maneira, manipula-las.

Mas nem todos os leitores, internautas, ouvintes e telespectadores são assim. Ainda acredito que a maioria quer os fatos de fato. E busca a eles chegar por intermédio de jornalistas responsáveis e com credibilidade. Nossa missão é merecer tal confiança. E minha luta diária é para não deixar de contar com sua fé naquilo que apuro e relato.

Por 10 anos e meio publiquei no site da ESPN textos com informação e análise – sim, opiniões também, afinal, sou repórter mas há algum tempo "estou" comentarista. Sigo, orgulhosamente, na emissora que me acolheu em 2004. Diariamente na telinha e em vídeos na internet, algo que você também encontra em meu canal na Web: www.youtube.com/maurocezar.

Mas a partir de agora, o que escrevo em blog estará neste espaço. Grato ao UOL pelo convite e pela confiança depositada. E obrigado a você, que me dará a honra de sua companhia por aqui. Saudações!

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.